Quem deve utilizar a máscara para a prevenção do COVID-19?

Atualizado: há 3 dias


Temos escutado de muita gente que não se encontra facilmente as máscaras descartáveis assim como o álcool em gel, quando encontra os valores são exorbitantes. Um verdadeiro absurdo em um momento em que precisamos nos unir e nos ajudar. Mas uma pergunta que me vêm logo à mente é “A máscara descartável é obrigatória para toda a população?”. O que se tem notícia a respeito disso é que as máscaras são indicadas principalmente para o profissionais da área da saúde e pessoas que estejam com quadro confirmado ou suspeito de Covid-19.


As pessoas aparentemente saudáveis não precisam utilizar a máscara pois já existem medidas comprovadas de higiene mais importantes e eficazes, como lavar corretamente as mãos com água e sabão, evitar tocar com as mãos os rosto e evitar o contato com as pessoas - aderir ao distanciamento social.


Embora não seja obrigatório o uso, se acaso fizer a opção de usar, indicamos inicialmente o uso da máscara do tipo cirúrgica, ela é suficiente nos locais que não possuem ainda um elevado número de casos, já que estas máscaras cobrem tanto o nariz como a boca, evitando assim que as gotículas de espirros e tosse não fiquem espalhadas no ar te atinjam.


As máscaras cirurgicas protegem menos, porém para pessoas saudáveis e no dia a dia são muito bem vindas, especialmente aquelas com 3 camadas. As FFP2 e as N95 são muito mais seguras para estarmos muito próximo aos clientes, mas não esquecer dos outros cuidados básicos que também são importantíssimos.


Agora em casos de regiões com um maior índice de risco de infecção, se faz necessário a utilização de outros tipos de máscaras, como a N95, N100, FFP2 ou FFP3 além dos óculos de proteção, pois já é sabido que os olhos são porta de entrada para infecções também.


Uma das coisas que eu sempre insisto com os alunos de nossa escola é o uso correto de EPIs, quando as atividades retornarem deveremos ficar muito atento ao uso correto para nos proteger e aos nossos clientes também, que este episódio terrível de pandemia que estamos enfrentando nos sirva de lição.


Vale lembrar também que a máscara deve ser usada no rosto, e não no pescoço como vemos muitos profissionais fazendo diariamente.


Boa sorte e muita saúde.

24 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp-logo-1-1